segunda-feira, 28 de maio de 2012

Respeito

    É um ditado velhinho, que nunca está desatualizado:
*Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti.*

Nem sempre nos lembramos dele, nem sempre o colocamos em prática, nem sempre o entenderemos. Pelo contrário, muitas vezes pomos o nosso egoísmo acima do interesse geral, atropelamos os valores dos outros apenas porque não são os nossos ou idênticos ao que consideramos os corretos.
Achamos que um empurrãozinho do nosso lado pode não ter tanta importância assim... Por outras palavras, não respeitamos os outros nem os nossos limites, que são precisamente os limites que os outros também os têm.
Isso mesmo quando acreditamos que o respeito pelos outros é um valor incontornável, mais não seja porque entendemos o conceito ou o
consideramos uma mais-valia para a nossa posição neste mundo. Mas pô-lo em prática é coisa mais complicada. Exige uma ação em que temos de pôr de lado o que é inato em nós, o
nosso egoísmo, para usar o bom senso, pensar nos outros antes de nós e avaliar uma situação
não apenas do nosso ponto de vista e daquilo que consideramos o nosso bem estar.
Todos nós sabemos o que é o respeito e o que ele significa em termos sociais. Mas hoje em dia não é fácil colocá-lo no prato da balança que se opõe à sobrevivência, ao desejo de não ser apenas mais um número anônimo no meio da multidão.
E maior parte das vezes não é o lado do respeito aquele para o qual o ponteiro inclina. Já se deparou, com certeza, com situações desse tipo e já as viste passar diante dos teus olhos, nas notícias, no trabalho, na escola, na rua. 



    Aí vai um conto para melhor retratar situações em que devemos “Respeitar os Outros”

*** “Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado.

Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem cheirar as flores!
''Respeitar as opções do outro ''em qualquer aspecto'' é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter.”***

As pessoas são diferentes, age diferente e pensa diferente.
Nunca julgue. Apenas compreenda e RESPEITE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário