segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fala coloquial e culta

  Entre amigos, usamos uma linguagem mais descontraída.Já em uma reunião de trabalho, procuramos adotar uma linguagem mais formal.São os chamados níveis de fala.O primeiro é o coloquial, o segundo, o culto.

Mudança Constante

  A língua portuguesa está em constante evolução, sempre ganhando novas palavras, expressões.A fala das pessoas sofre mudanças por diversos fatores, como a influência cultural, a formação escolar, a situação cotidiana eo grupo social ao qual pertence.Algumas variações linguísticas são explicadas pelos níveis de fala: o coloquial e o culto.

Nível culto

É o ensinado nas escolas e procura obedecer as normas da gramática.É empregado em ocasiões formais, como reuniões de trabaho.É também línguagem de textos jornalísticos e livros jurídicos.
Exemplo:
  "Nobre senador Osmar Dias, apresentei o projeto de lei que institui a linha oficial de pobreza com o objetivo de que se possa definir quantas pessoas estão abaixo de um limite".

Nível coloquial

É utilizado em situações informais, como na conversação do dia-a-dia.Não se prende obrigatoriamente a formalidade da gramática.Caracteriza-se pelo uso de expressões populares, interjeições e repetição de palavras.Até mesmo os erros gramaticais fazem parte do nível coloquial.
Exemplo:
  "Nóis mora aqui so sertão"/ E existe todo dia uma hora da noite / Em que um trem no meu peito diz:/ A água um dia vai cair/ Lá do céu azulzim/ E com certeza vai estar/ Molhadinha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário